Como preservar as instalações de esgoto
Instalações de esgoto mal cuidadas aumentam o risco de vazamentos que podem causar muita dor de cabeça para os moradores, funcionários e pedestres. Se você não quer ter que se preocupar com um problema sério, separamos algumas dicas simples que podem ajudar na manutenção dessas instalações.
Evitando vazamentos
A dica mais importante para evitar vazamentos da rede de esgoto é, na verdade, a mais simples: jogue lixo no lixo. Se você seguir os passos abaixo, as chances de entupimento e futuros vazamentos diminuem bastante:
- Não jogue restos de alimentos na pia da cozinha, tenha sempre um ralinho que possa filtrar esses detritos.
- Não jogue papel higiênico, absorventes, fraldas, cotonetes etc nos vasos sanitários. Além de causar entupimentos, isso pode danificar os canos e causar um problema ainda maior.
- Tome cuidado com fios de cabelo e pedaços de fio dental nos ralos do banheiro, eles são resistentes e podem se enroscar nos canos e causar entupimentos.
- Mantenha os ralos sempre com grade de proteção.
- Quando varrer o chão, jogue o lixo em uma lixeira ao invés de jogar no ralo. Até mesmo a poeira deve ser jogada no lixo.
- Mantenha a caixa de gordura sempre tampada e realize a limpeza periodicamente.
Evitando mau cheiro
Outro problema comum que pode ser evitado com alguns passos simples é o mau cheiro de esgoto dentro de casa. Confira abaixo:
- Realize limpezas periódicas na caixa sifonada para garantir o bom funcionamento do equipamento.
- Cheque com frequência a se a caixa de gordura está funcionando normalmente ou se há fendas e trincas na tampa e na estrutura da caixa.
- Verifique se a vedação do vaso sanitário está adequada.
- Verifique e juste o sifão (aquele dispositivo em tanques e pias que fica na saída dos tubos de escoamento de esgoto), se necessário.
Se mesmo seguindo essas dicas ocorrer vazamentos em seu imóvel ou empresa, estamos sempre prontos para resolver o problema com uma equipe preparada e equipamentos adequados. Basta entrar em contato e agendar uma visita de diagnóstico, que não será cobrada.