Se existe uma coisa que incomoda demais é aquele mau cheiro oriundo do ralo. E esse mau cheiro está sempre vindo pelo encanamento. Ele é resultado dos gases presentes na tubulação, mas que muitas vezes acabam se espalhando pela casa e incomodando bastante os moradores.
Para solucionar esse problema existem alguns cuidados que você pode tomar para evitar que essa situação ocorra.
AJUSTANDO O SIFÃO
Muitas vezes resíduos de comida podem ficar presos no sifão de pias e tanques. O ideal é usar os modelos articulados com um fecho hídrico, que acumula água e evita o retorno dos maus odores. É importante também verificar a correta vedação do sifão.
CAIXA SINFONADA
Essa peça é a responsável por conectar os canos de descarga aos ramais de esgoto. Como esse dispositivo recebe água dos aparelhos sanitários e dos ralos, é preciso verificar a existência de material orgânico, como fios de cabelo, por exemplo.
CHECAGEM DA CAIXA DE GORDURA
Esse sistema é instalado na saída de esgoto da cozinha, sendo responsável por reter a gordura que vai chegando ao encanamento, evitando o entupimento dos canos. Porém, se não funcionar corretamente, também libera o mau cheiro.
Observe se existe alguma rachadura ou fenda na estrutura e na tampa da caixa de gordura. É importante também evitar o entupimento dela e isso se dá através de uma manutenção periódica de limpeza da caixa de gordura.
CUIDADOS COM O VASO SANITÁRIO
A limpeza do vaso sanitário é muito importante e pode ser resolvida com uma manutenção simples. A dica é limpar e desinfetar o vaso diariamente. Evitar o descarte de grande quantidade de papel higiênico no vaso previne o entupimento.
A vedação do vaso também é algo que merece a sua atenção. O espaço entre a bacia e o chão e entre a saída do vaso e a tubulação precisam estar muito bem vedados para impedir que o mau cheiro se espalhe.
Esses são alguns cuidados que você pode tomar para prevenir o mau cheiro. São medidas simples e que podem evitar problemas futuros.